Farinha de maracujá emagrece, controla o colesterol e combate o diabetes!
- jaquelinealvessz
- 22 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
A farinha é feita da casca do maracujá e tem 10 vezes mais fibras que o suco feito da polpa. Não possui grandes quantidades de carboidratos, gorduras nem proteínas, porém é rica em fibras. Duas colheres de farinha de maracujá contém 74% das fibras que devemos consumir no dia. Além disso ela não contém glúten e cada colher de sopa tem apenas 40 kcal em média.

A principal fibra contida nela é a pectina, que se transforma em um tipo de gel no estômago, provocando sensação de saciedade, controlando a fome por mais tempo. Além disso todas as fibras também ajudam a promover a saciedade trazendo a sensação que já comeu o suficiente.
A pectina também reduz a absorção do colesterol, e se liga a essa gordura fazendo com que ela seja eliminada ao fim da digestão.
A farinha de maracujá abaixa os níveis de glicose no sangue e reduz picos glicêmicos, reduzindo o risco de diabetes. Para quem já possui o diabetes essa farinha ajuda a ter um equilíbrio de açúcar no sangue, estabilizando o problema.
Tem vitamina B3 que diminui a ansiedade, ajuda no crescimento em crianças e protege as paredes etomacais. Essa farinha também facilita a passagem do bolo alimentar pelo intestino grosso, melhorando a digestão e o trânsito intestinal.
Nela também encontramos ferro, que aumenta os níveis de energia para atividades físicas e previne anemia.
O fósforo também está presente e fortalece os ossos, melhora a memória, e é bom para oxigenação das células e circulação sanguínea.
Pode ser consumida pura, mas não é recomendável pois pode provocar gases. Coloque em sucos, vitaminas, sopas, frutas, misturadas nas principais refeições ou em receitas como bolos, panquecas, pães, crepioca. Praticamente não possui gosto e sua presença será quase imperceptível.
O recomendável é comer até 2 colheres de sopa por dia e tomar bastante água!
Não existe contraindicações ao consumo desse alimento, apenas recomenda-se ter uma dieta equilibrada para garantir os resultados. O consumo excessivo pode causar prisão de ventre ou diarreia. O uso para criança, gestante e lactantes devem ser acompanhadas pelo médico.
A farinha de maracujá pode ser encontrada em alguns supermercados e em lojas de produtos naturais. Veja também como é possível fazê-la em casa:
• Lave muito bem a fruta e retire as polpas. Corte as cascas em tiras e leve ao forno médio por 30 minutos. Após esfriar bata no processador (ou liquidificador) até virar farinha. Penere e guarde. Consuma em no máximo 3 meses.
Kommentare