top of page

Dia do lixo: fazer ou não? Por Thais Rocha (Nutricionista clínica funcional)

  • jaquelinealvessz
  • 20 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Trabalhar a mente é a grande dificuldade de quem está em processo de reeducação alimentar. Sim, reeducação alimentar.... Não mudar completamente a rotina sem reeducar a mente. Também não adianta entrar em uma dieta já pensando no famoso “dia do lixo”. Se você entrou em uma nova rotina alimentar já pensando nisso, você está fazendo isso errado!


Comida deve ser algo que você escolhe de forma leve e natural! Se alimentar bem não deve ser algo torturante ou sufocante, procure fazer algo que você consiga manter, sem se sentir pressionada, por isso é importante reeducar sua mente antes de qualquer coisa! Sempre digo “todo excesso esconde uma falta” procure entender o que isso significa na sua vida. Cada profissional tem um pensamento a cerca desse tema, então vou tentar abordar o que observo na minha pratica clínica.


Em regra, o principal objetivo de o profissional indicar uma refeição livre é promover uma reativação metabólica, ou seja, não existe o “DIA do lixo”, você não vai acordar e passar o resto do dia se entupindo de porcaria, é somente uma refeição onde é permitido cometer alguns excessos, como doces, pizzas, bolos... Quando passamos mais de 6 semanas seguindo um plano restrito, ocorre alterações hormonais e a refeição livre serve pra dá um “susto” no corpo.


O grande X da questão é que muitos que fazer a refeição livre não seguem 100% a dieta, ou seja, não tem por que acontecer essa reativação metabólica. Por outro lado, isso vai depender do seu objetivo. Se você não é fisiculturista ou não possui nenhum objetivo especifico, deve trabalhar sua mente para que haja um equilíbrio. Uma refeição livre 1 x por semana pode ser saudável, prazeroso e social. Mais importante do que a frequência ou ausência dessa refeição livre, é encontrar o seu equilíbrio, saber voltar à rotina alimentar saudável, saber retomar aos treinos no outro dia.


O fato é que o ser humano está sempre se sabotando... Se você ainda não encontrou seu equilíbrio, ainda não aprendeu a controlar sua refeição “livre”, procure variações dentro do seu plano alimentar. Se tem ovo, faça o ovo de uma forma diferente! Um alimento pode ter vários sabores e formas de apresentação, use isso para mostrar que você é quem controla seus desejos!


Artigo feito para o site Temperado com Amor, pela Nutricionista Thais Rocha

Atende em Fortaleza - CE (Pátio Dom Luiz - Torre Bussines - Sala 1605)

Instagram: @thaisrvnutri

Facebook: CLIQUE AQUI

Email: thaisrvnutri@gmail.com

Consultas: (85) 3103-0279 / (61) 987710363



Comments


© 2016 por Jaqueline Alves.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page