top of page

Filme: O óleo de Lorenzo!

  • jaquelinealvessz
  • 24 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

O óleo de Lorenzo

Os pais do jovem Lorenzo começa observar na criança sintomas como hiperatividade, irritação e surdez. Preocupados, eles procuram ajuda médica e recebem o diagnóstico de ALD (adrenoleucodistrofia): Basicamente uma doença degenerativa super rara e incurável herdada dos genes maternos que afetam somente meninos. Lorenzo não produzia uma enzima chamada peroxissomo que é responsável pela eliminação do excesso de ácidos graxos do corpo, fazendo com que a gordura se acumulasse no seu sangue. O corpo de uma criança com adrenoleucodistrofia produz gordura saturada em excesso e esse acúmulo de gordura saturada provoca o desgaste da mielina, atacando os neurônios. A expectativa de vida de uma paciente com adrenoleucodistrofia é de apenas dois anos após o diagnóstico.


Os pais de Lorenzo permitiram que a criança fosse cobaia de um estudo cientifico no qual propunha um tipo de dieta específica para reverter o quadro de hiperprodução de gordura saturada no corpo. Lorenzo foi submetido a uma dieta na qual foi eliminado todo tipo de gordura que pudesse levar à formação de cadeias longas de ácidos graxos, como C24 e C26. A saúde do menino só piorava a cada mês, diante disso os pais de Lorenzo resolveram pesquisar até achar a cura da doença.


Após várias pesquisas, reflexões e noites em claro, os pais de Lorenzo descobriram que quando o corpo não recebe gordura através da alimentação ele passa a produzir por conta própria através da biossíntese e então a solução seria elaborar um óleo para "enganar o corpo". É claro que essa não seria a cura, mas faria com que a doença evoluísse de forma mais lenta.


Para Lorenzo o óleo que os pais criaram impediu que a doença evoluísse e até lhe trouxe melhorias.


Um filme super emocionante que realmente te prende! Para quem gosta de assuntos como nutrição, medicina, saúde, ciência, vai achar sensacional. Mesmo que você não tenha esse tipo de interesse vale muito apena assisti. Um filme que agrega muito aprendizado, não só cientificamente falando, pois também traz uma lição muito linda de fé, amor e perseverança.


CURIOSIDADES PARA QUEM JÁ ASSISTIU O FILME: Contrariando o diagnóstico do médicos, Lorenzo viveu até o 30 anos de idade em decorrência de uma pneumonia. A explicação para que ele vivesse 22 anos a mais do que os médicos disseram que viveria foi atribuída ao óleo criado pelos pais.


Indicado ao Oscar em 1993 para categoria de melhor atriz (Susan Sarandon) e melhor roteiro. Susan também foi indicada como melhor atriz para o globo de ouro, no mesmo ano!


E você, já assistiu o filme? Teve um ponto de vista diferente do meu? Deixe nos comentários o que achou e compartilha com gente


Meu instagram: @igjaquelinealves

Comentarios


© 2016 por Jaqueline Alves.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page